10 Dicas para deixar as unhas mais fortes

Já sei! Você está em busca de dicas para deixar as unhas mais fortes, certo? Bem, a publicação de hoje é exatamente sobre isso!

Dicas para deixar as unhas mais fortes

deixar unhas mais fortes

Nos próximos tópicos estarão 10 atitudes práticas que ajudam a manter as unhas fortalecidas, saudáveis e mais propensas a se manterem longas. Veja cada um dos itens com atenção e tome nota.

VEJA TAMBÉM: Qual o melhor formato de unhas

1. Não compartilhe ferramentas de manicure

Independentemente de as unhas serem feitas em casa ou com a manicure, os instrumentos precisam ser individuais ou esterilizáveis. Alicates, espátulas e outras ferramentas metálicas precisam impreterivelmente passar pela autoclave para eliminar o risco de contaminação.

No caso de lixas e palitos, eles precisam ser descartáveis ou de uso individual. Algumas pessoas são negligentes, mas esses objetos também transmitem doenças como micoses, hepatite e outras tantas.

2. Tire a menor quantidade de cutícula possível

Outra das dicas para deixar as unhas mais fortes é evitar tirar a cutícula em excesso. Elas são uma proteção para a unha e, quando retiradas, além de engrossarem a pele acabam se tornando uma porta de entrada para bactérias até a cicatrização.

Prefira empurrar a cutícula que fica grudada na unha. Se for retirar com o alicate, remova somente uma camada fina de pele.

3. Não exagere no uso da lixa

A lixa é muito útil para manter as laterais das unhas sem fissuras. Porém, quando exageramos no uso, em especial na superfície da unha, estamos removendo uma importante camada de queratina.

Sem a queratina, as unhas ficam opacas, quebradiças e muito fracas. Portanto, use a lixa com o ponto de aspereza mais suave e não exagere na pressão.

4. Use luvas nas tarefas domésticas

Parece óbvio, mas muitas pessoas ignoram uma das mais importantes dicas para deixar as unhas mais fortes: o uso de luvas para atividades domésticas. Há quem diga que o acessório é desconfortável, mas ele é necessário.

Os produtos de limpeza e o contato excessivo com a água enfraquece as unhas, deixando-as propensas a quebrar e a desenvolver fungos. Evite micoses e deixe as unhas saudáveis usando uma proteção sempre que possível.

5. Não abra mão da base antes do esmalte

Passar o esmalte colorido, especialmente de tons fortes, diretamente sobre a unha não é recomendado. Use sempre uma base fortalecedora antes da cor, para que a unha conte com uma película protetora. Além de tudo, isso facilita o momento da remoção.

6. Use esmaltes de qualidade

Dentre as valiosas dicas para deixar as unhas mais fortes está a seleção do esmalte. Não paute as suas escolhas somente pelo preço ou pela cor, mas sim pela qualidade do produto.

No longo prazo, o barato pode sair caro. Também jogue fora os esmaltes quando eles passarem da validade. Não fique acrescentando acetona e tentando prolongar a vida dele pois não vale a pena o risco. As unhas ficam fracas e esbranquiçadas com essa prática.

7. Prefira o removedor ao invés da acetona

A remoção do esmalte é tão importante quanto a esmaltação em si. Evite usar acetona. Prefira removedores à base de óleo que são muito mais saudáveis e colaboram com a saúde e beleza das suas unhas.

Há, inclusive, versões desses esmaltes em lencinhos. Eles são ótimos para viagens e hidratam a unha.

8. Deixe a unha “respirar”

E por falar em hidratar, uma das dicas para deixar as unhas mais fortes é permitir que elas “respirem”. Ou seja, de tempos em tempos, fique sem a esmaltação. Use somente a base fortalecedora.

Além disso, hidrate as mãos com frequência. Esse detox e cuidados básicos ajudam tanto as unhas como as cutículas.

9. Melhore sua alimentação

Quando nossas refeições são mais saudáveis e equilibradas, isso se reflete na pele, nos cabelos e nas unhas. Evite produtos industrializados e coma alimentos naturais, ricos em fibras e em nutrientes.

VEJA TAMBÉM: Saiba tudo sobre micose de unha e como tratar

10. Tome bastante água ao longo do dia

A hidratação não acontece somente de fora para dentro. É preciso tomar muita água para manter o organismo em bom funcionamento e todas as estruturas saudáveis, incluindo as unhas.

Essas foram as dicas para deixar as unhas mais fortes. Espero que você tenha gostado. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *