Dicas para manicure: Saiba a importância de usar luvas

A ANVISA – a Agência Nacional da Vigilância Sanitária – é muito clara na regulamentação de segurança nos salões de manicure. Porém, infelizmente, algumas profissionais ainda não seguem as orientações sobre a importância de usar luvas.

Essa não é somente uma formalidade. O uso das luvas protege tanto as clientes como a própria manicure.

Não vale a pena arriscar a saúde o bem estar por conta de uma teimosia, não é mesmo? Por mais que algumas sintam um pouco de dificuldade em manusear os materiais com a luva, essa é uma questão de prática.

Continue acompanhando e saiba mais sobre importância de usar luvas. Vamos lá?


Qual é a importância de usar luvas?

usar luvas importancia

A função principal das luvas descartáveis no salão de beleza é proteger as mãos da profissional. Não podemos esquecer que trabalhamos com produtos químicos que, por mais suaves que sejam, quando usados continuamente podem ser prejudiciais.

Sendo assim, importância de usar luvas se reflete diretamente na proteção da sua pele contra lesões (algumas irreversíveis), alergias, bolhas, descamações, manchas, queimaduras, entre outros danos.

VEJA TAMBÉM: 10 mitos que as manicures acreditam


Como as luvas descartáveis protegem a nossa saúde

Outro aspecto muito relevante sobre a importância de usar luvas diz respeito a contaminações. As luvas impedem o contato direto com a pele, com fungos e com possíveis sangramentos.

Não sabemos ao certo se a cliente é uma pessoa completamente saudável ou não. Doenças como as DST’s, hepatite e HIV são transmitidas de uma pessoa para outra por fluidos. As mucosas da cutícula e da pele também contam.

E a via contrária também é verdadeira. Você pode transmitir um micro-organismo da sua mão ou transportar doenças entre as clientes. Não vale a pena correr esse risco e colocar a sua reputação e saúdes em risco, não é mesmo?


A importância de usar luvas para o seu profissionalismo

A importância de usar luvas ainda se aplica no quesito profissionalismo. Quando você mostra que está preocupada com a higiene, com a segurança e com o cumprimento de regras da ANVISA, isso traz mais segurança para a clientela e ainda valoriza o seu trabalho.

Não podemos esquecer que as clientes são bem informadas. Elas estão por dentro sobre procedimentos e produtos. Ou seja, quando você usa a luva, com toda certeza a cliente vai reparar e aprovar. Isso aumenta as chances de indicações e novas clientes.


Quais são as melhores luvas?

São diversos os tipos de luva para que você possa escolher qual fica mais confortável e combina mais com você. Veja alguns tipos de luvas descartáveis:

  • Luvas de vinil: elas permitem mais sensibilidade ao toque e agilidade no manuseio de instrumentos. É ideal para quem tem alergia ao látex e não perfura;
  • Luvas de látex: são as mais conhecidas e utilizadas, além de serem muito econômicas;
  • Luvas de polietileno: elas são feitas sem metais na composição, sendo ideais para procedimentos estéticos mais delicados ou invasivos;
  • Luvas pulverizadas: elas são feitas de diversos materiais diferentes, incluindo os citados logo acima. A diferença é que possuem algum tipo de pó no seu interior para diminuir a umidade e assaduras. Você pode fazer o teste usando outra luva não pulverizada com amido de milho dentro para ver se gosta antes de investir nelas.

VEJA TAMBÉM: Desencravar unhas: Por que manicures não podem e nem devem?

Com toda a certeza, os seus fornecedores também estão cientes da importância de usar luvas. Por isso, eles podem fazer demonstrações que lhe permitirão ver as diferenças concretas de cada produto. O importante é você se proteger e proteger as suas clientes.

Assim, encerramos as dicas de hoje. Esperamos que elas tenham sido úteis e contribuam para o seu trabalho no salão. Abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *