Como cortar as unhas dos pés de forma correta afim de evitar encravamento

Certamente as unhas encravadas, acabam sendo um dos maiores problemas dentre os problemas mais enfrentados tanto pelo público quanto pelo masculino. Na verdade, algumas dicas são sim capazes de ajudar a combater o encravamento. Veja como cortar as unhas dos pés a seguir.

Ao ter em mente como cortar as unhas dos pés corretamente, conseguimos evitar que as unhas tornem a ficar encravadas, lutando contra esse problema tão recorrente e que pode ser tão chato quanto dolorido.

Veja como cortar as unhas dos pés corretamente

como cortar unhas pes

Certamente seus pés sofrem com unhas encravadas, na verdade, são as que mais sofrem porque volta e meia acabam encravando tornando tudo muito difícil.

Sendo assim, é preciso entender exatamente como cortar as unhas da forma adequada para não sofrer desse mal, além disso, podemos fazer acompanhamento como podólogos ou dermatologistas.

VEJA TAMBÉM: Crescimento radiante: O que é? Como fazer passo a passo na sua cliente?

Abaixo você poderá entender como cortar as unhas da forma correta a fim de evitar que as mesmas acabem se ficando encravadas:

01. Dispense a tesourinha

Entenda que o alicate especifico para corte é o ideal no que se refere as unhas dos pés, saiba ainda que o mesmo permite maior mobilidade do profissional facilitando assim o corte desejado.

02. Jamais corte as laterais!

Saiba que ao cortar os cantos das unhas, realmente pode ocasionar diversas inflamações, entre as mesmas as temidas unhas encravadas. Além disso, de acordo com especialistas isso realmente acaba acontecendo justamente porque a pele acaba então ocupando a região, sendo que quando as unhas crescem fazendo pressão nos dedos acabam enfim gerando encravamento.

Desta maneira, procure sempre manter o corte reto e quadrado!

03. Procure tirar o mínimo possível das cutículas

Geralmente estamos acostumadas a remover as cutículas das unhas das mãos, no entanto, não devemos retirar completamente as dos pés, isso porque essa região tende a ficar muito abafada e ainda é lavada poucas vezes ao dia. Desta maneira, essa pele acaba ficando como proteção contra fungos e bactérias capazes de atingir suas unhas!

03. Finalize bem suas unhas com lixas

Depois de cortar é importante lixar bem suas unhas, sendo que o lixamento é capaz de dar acabamento e uniformidade às unhas dos pés, além do mais, acaba por remover pontinhas capazes de encravar.

Quais são as causas das unhas encravadas?

É importante entender que as unhas encravadas acabam aparecendo geralmente por conta de fatores hereditários, uso de sapato apertado e até mesmo corte incorreto das unhas. Sendo assim, aquelas pessoas por exemplo que possuem familiares com histórico de unha encrava podem ter maiores chances de desenvolver esse problema, entretanto este não é um fator determinante.

Além do mais, geralmente a unha encravada acaba sendo ocasionada justamente devido ao corte feito da maneira incorreta, por exemplo quando essas unhas são cortadas muito curtas ou ficam com as pontas muito arredondadas então isso faz com que a unha cresça e vire para dentro.

Além disso, quando há uma pressão extra sobre os dedos do pé, por exemplo como o uso do sapato apertado! Ademais, podemos destacar ainda que essas unhas encravadas podem ocorrer justamente devido à morfologia da unha (unhas curvadas para dentro) por exemplo.

Sendo assim, podemos destacar de forma resumida exatamente quais são as causas do encravamento das unhas:

  • Cortar incorretamente;
  • Uso de sapatos apertados;
  • Formato de unhas e dedos;
  • Fatores hereditários;

VEJA TAMBÉM: Esmalte cintilante: veja fotos e dicas para manicure perfeita

Procure sempre cortar as unhas a cada 15 dias ou ainda ao menos uma vez por mês para enfim manter esse corte correto. Caso as unhas já estejam encravadas não tente desencravar por conta própria, saiba que o ideal é diretamente em um profissional capacitado para fazer esse processo com segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *