Como tirar a pele grossa do dedão?

Como bem sabemos, a cutícula é uma proteção importante que se forma naturalmente em torno das unhas. Graças a elas, a ponta dos dedos e a matriz das unhas ficam mais protegidas contra bactérias e fungos.

No entanto, com o passar do tempo a pele pode ficar muito grossa a ponto de ser incômoda. Isso ocorre em especial no dedão do pé. Se não for removida, ela deixa um aspecto grosseiro no entorno da esmaltação e compromete o resultado final do trabalho da pedicure.

A solução parece ser bastante simples, bastando apenas tirar o excesso, não é mesmo? Só que na prática essa tarefa não é tão fácil quanto parece. Quem já tirou um “bife” do dedo da cliente sabe muito bem disso.

Para ajudar você na atividade, preparamos algumas dicas de como tirar a pele grossa do dedão sem causar lesões e sangramentos. Desse jeito, você se sentirá mais segura no momento em que estiver realizando a cutilagem do dedão.

Confira!


Passo a passo para tirar a pele grossa do dedão

pele grossa do dedao

Para tirar a pele grossa do dedão com mais segurança, é fundamental seguir à risca algumas dicas das experts. Elas afirmam que quanto mais for protelada essa parte do procedimento, melhor. Nunca comece por ela.

Afinal de contas, a espátula e o palito são grandes aliadas para que somente os excessos sejam retirados com a alicate. Veja o passo a passo:

  • Tenha em mãos um bom amolecedor de cutículas, algodão, spray de água, espátula, palito e alicate;
  • Use o emoliente no entorno da unha para que a pele fique mais fácil de ser removida, você pode usar spray com água para facilitar a ação do produto ou então um plástico para deixar agindo por mais tempo;
  • Empurre a cutícula com a espátula em direção à base, tomando cuidado para não agredir demais a unha;
  • Passe o palito nos cantos para tirar o excesso de pele, isso deixará o uso da alicate mais fácil, quanto mais usar a espátula e palito menos necessária é a alicate;
  • Comece com a alicate no canto superior do dedo, sem arrebentar a cutícula para evitar ficar cutucando muito e inflamar;
  • Quando chegar no canto inferior da unha, inclinar a alicate e usar somente a ponta até a conclusão, isso minimiza a chance de tirar “bifes” do dedo da cliente;
  • Se ainda restar um pouco da pele grossa do dedão, usar somente a ponta da alicate para fazer novamente o procedimento.

Após todo esse processo, a unha pode ser finalmente limpa a esmaltada.


E se sangrar?

Eventualmente, alguns ferimentos com a alicate acabam acontecendo ao tirar a pele grossa do dedão. Para que o local afetado não fique dolorido ou sangrando demais, use o hemostático. Ele pode ser encontrado até mesmo em pó e ajuda cessando a dor e o sangue.

Lembre-se que independentemente de o dedo da cliente sangrar ou não, é imprescindível fazer a higienização da alicate e do restante do material. Esterilize entre um atendimento e outro.

Até mesmo quem faz a unha em casa deve tomar esse cuidado, imagine então quem precisa dos instrumentos para atender tantas pessoas diferentes.

Não seja negligente nesse aspecto. Desse jeito, estará impedindo a proliferação de bactérias e infecções que colocam a sua credibilidade e a saúde das clientes em risco.


Dicas extra

A cutilagem é uma das dúvidas que mais aparecem em cursos de pedicure e manicure. Mas duas dicas extra na hora de tirar a pele grossa do dedão fazem toda a diferença:

  • Use um alicate bem amolado e que não esteja mastigando, seus instrumentos de trabalho precisam estar em perfeitas condições;
  • Não tenha pressa e faça seu trabalho devagar e bem feito, assim o resultado fica excelente e você pode cobrar bem.

Aprenda também tudo sobre lixar os pés das clientes aqui.

Essas foram as dicas de hoje. Continue acompanhando para receber mais delas, tchauzinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *